sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BA-Relógio começou fazer a contagem regressiva dos mil dias para Copa 2014 em Salvador


Relógio fará contagem regressiva para Copa 2014 (Foto: Reprodução/TV Bahia)Relógio foi instalado em frente à Arena Fonte Nova
(Foto: Reprodução/TV Bahia
Começou a funcionar nesta sexta-feira (16), em Salvador, o relógio que fará a contagem regressiva dos mil dias até a Copa 2014. Em forma de berimbau, instrumento típico das rodas de capoeira, o relógio foi instalado no Dique do Tororó, um dos pontos turísticos de Salvador, conhecido pela visitação de baianos e estrangeiros a imagens de orixás.
O local escolhido fica em frente às obras da Arena Fonte Nova, onde serão realizados os jogos do Mundial na capital baiana. O início da contagem regressiva começou às 8h desta sexta-feira, com a presença de autoridades da Prefeitura e do Governo do Estado. O evento é aberto ao público.
Também estão programadas atividades culturais, como rodas de capoeira e outras manifestações da tradição baiana.
Informações do G1 BA

BA-Rio Vermelho: Delegado de Santo Amaro é assaltado em Salvador e ladrões levam carro oficial

Assaltantes levaram na tarde desta quinta-feira (15) o carro e objetos pessoais do titular da 3ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Amaro. O roubo foi realizado por dois homens no momento em que o policial estacionava o veículo da própria Coorpin, em uma rua na Chapada do Rio Vermelho, em Salvador. Ele estava sozinho e foi ameaçado com uma faca pelos bandidos. De acordo com o delegado José Mario Mota, titular da delegacia de Santo Amaro, o automóvel furtado é locado pelo Estado para atender à 3º Coorpin. Segundo o Correio 24 Horas, o caso foi registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).
Fonte: Bahia Notícias

BA- Feira de Santana: Mulher se acorrenta em poste em protesto contra atendimento de hospital


“Dor, revolta e sofrimento me levaram a tomar essa decisão”. Com essas palavras a dona de casa Maria Santana de Oliveira da Silva, 30 anos, explicou os motivos que a fizeram acorrentar-se a um poste no pátio do Hospital Regional Cleriston Andrade no inicio da tarde desta quinta-feira (15). Segundo a dona de casa, seu sobrinho Jucivan Barbosa da Silva, 20 anos, morador no bairro Sitio Matias, em Feira de Santana, no último dia 7, tentou se matar, ingerindo chumbinho (veneno usado para matar ratos). Socorrido, foi conduzido para o Cleriston Andrade, onde foi atendido e deveria ser internado na UTI do hospital. Porém, com a falta de leito, o paciente foi mantido na sala de pequenas cirurgias, onde ainda permanece.
De acordo com a manifestante, o pior nisso tudo é que, durante todos esses dias, duas pessoas que chegaram depois do seu sobrinho, teriam sido removidas para UTI,  passando na frente do rapaz. ”Isso é uma falta de respeito, os médicos já falaram se ele não for transferido para a UTI, vai morrer, ficarei aqui sem beber água e comer até que a transferência seja feita”, disse. Para Cristina Barbosa Silva, 38 anos, mãe do jovem, isso é um verdadeiro descaso do hospital. “Meu filho sofre de depressão e tentou se matar, ele não é bicho. Já pegou infecção, está sofrendo muito e precisa ser transferido para a UTI, para não morrer”, disse. O borracheiro José Antônio, pai do jovem informou que seu filho já sofreu várias paradas cardíacas e, segundo informações de alguns médicos, já teria contraído infecção. "Acho essa atitude do hospital muito desumana, lamentou.”
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719   Blog  Voz da Bahia

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SP ganha mais duas novas estações da Linha 4-Amarela do Metrô hoje

Estação Luz, a maior da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)Estação Luz, a maior da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)

São Paulo terá a partir desta quinta-feira (15) duas novas estações da Linha 4-Amarela do Metrô: República e Luz. A expectativa é que elas desafoguem a mais movimentada estação do sistema, a Sé, que chega a receber até 800 mil passageiros todos os dias. As duas irão integrar a Linha Amarela com a Linha 3-Vermelha e a Linha 1-Azul do Metrô, além de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


O volume de passageiros pode cair em até 20% nas estações Sé e Paraíso quando República e Luz estiveram em pleno funcionamento – inicialmente, elas irão operar das 10h às 15h. Ainda não há previsão para o horário de funcionamento das novas estações ser estendido até a meia-noite.


A demanda prevista é de 100 mil passageiros diariamente na República e 132 mil por dia na Luz. “O fundamental é que estamos saindo de duas linhas que têm dois pontos de conexão para mais nós na rede. Quantos mais nós, menos centralizada será a transferência”, diz o gerente de planejamento do Metrô, Alberto Epifani.

Além das linhas Vermelha e Azul, a Amarela está interligada à Linha 2-Verde, que cruza a Avenida Paulista. Quando a Linha Amarela estiver funcionando normalmente, ela deve transportar cerca de 725 mil passageiros ao dia.
Novas estações
Com 22 mil m², a Luz é a maior estação da Linha Amarela. Nela, as composições passam sob a Linha Azul do Metrô e os trens da CPTM. A nova estação tem três pavimentos, interligados por elevadores e 20 escadas rolantes. As barreiras de conexão entre as linhas não têm catracas – a contagem dos passageiros é feita por sensores. Como em todas as estações da Linha 4-Amarela, há também as portas de plataforma, que separam a área de espera dos passageiros dos trilhos.
Na República, a conexão entre as linhas Amarela e Vermelha do Metrô fica no 1º subsolo. Nas portas de plataforma, os usuários podem visualizar o desenho de toda a Linha Amarela, com as estações já entregues em negrito. As estações Vila Sônia, São Paulo/Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis/Mackenzie fazem parte da 2ª fase da linha, com inauguração prevista até 2014.
As estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista desde o início da semana funcionam das 4h40 à meia-noite, de segunda a sexta-feira, e das 4h40 à 1h, aos sábados. Antes, essas estações ficavam abertas apenas das 4h40 às 21h, de segunda a sexta-feira.
Expansão
Além das estações da Linha Amarela, está prevista até 2014 a inauguração de dois trechos do sistema em monotrilhos, entre eles a Linha 17-Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ao bairro do Morumbi. Em junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) cassou a liminar que impedia a finalização do processo licitatório da linha, obtida por uma associação de moradores.
A expansão da Linha 5-Lilás começou em julho. Porém, apenas a extensão até a estação Adolfo Pinheiro deve ficar pronta até o ano da Copa do Mundo. A previsão de entrega das outras estações, até a Chácara Klabin, é até 2015. Quando concluída, a Lilás terá 20 km, com integração com a Linha 2-Verde e a Linha 1-Azul do Metrô.
Do G1 SP

BA-Elevador Lacerda e outros equipamentos de Salvador serão privatizados.


Elevador Lacerda (Foto: Sergio Pedreira/Secom)Preço para usar o Elevador Lacerda pode chegar a R$ 0,50 com mudança (Foto: Sergio Pedreira/Secom)
notícia da privatização do Elevador Lacerda, que é um dos símbolos de Salvador, surpreendeu a população.  Os Planos Inclinados do Pilar, Gonçalves e da Liberdade, além das estações da Lapa e de Pirajá também serão privatizadas. A decisão divide a opinião dos baianos.
“Contanto que tenha um serviço eficiente, tudo por ser. Não tem problema não”, diz um dos usuários do transporte.
Outra usuária acha a decisão absurda. “Um absurdo para todos nós que ganhamos um salário mínimo e que precisa pagar transporte. O transporte público já é caro”.
O vendedor Milton Moraes diz que, quem deveria estar cuidando dos transportes públicos é a prefeitura municipal. “A gente paga nossos impostos. Nossos impostos nós vemos entrar, mas não vemos sair”.
Sobre esse assunto, o secretário de municipal de transportes, José Mattos, afirma: “Nós estamos ainda em fase de estudos para poder verificar qual impacto para a tarifa. Nosso objetivo não é vender nenhum bem do patrimônio público, nenhum bem da população de Salvador. Uma empresa privada vai fazer a operação e manutenção dos ascensores. O termo de referência está em elaboração e devemos estar com ele concluído até novembro e aí sim vamos licitar e possivelmente entre meados ou fim de janeiro de 2012 nós já teremos o resultado desse processo”.
A especialista em transporte, Denise Ribeiro, diz que o serviço público deve ser de qualidade. “O ideal é que o serviço fosse prestado pelo próprio órgão público sem necessitar delegar a terceiros, a iniciativa privada. Os impostos e o valor da tarifa deveriam ser suficientes para cobrir todos os custos do serviço”, conclui. 
Informações G1 BA

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BA-(Pilão Arcado) Filho com problemas mentais mata o pai e a mãe e é preso em flagrante

image
25ª Companhia Independente de Polícia acompanha os crimes


Segundo informações da 25ª Companhia Independente de Polícia, comandada pelo Major PM Jaime de Almeida Malvar Filho, uma tragédia aconteceu no municipio de Pilão Arcado, na região norte da Bahia.

Nesta terça-feira (13), por volta das 17h30, Manoel Lopes Falcão, foi preso em flagrante por policiais do 5º pelotão de Campo Alegre de Lourdes, por desferir golpes de facão contra seus genitores, Dr. Dionísio Ribeiro Falcão e Maria Lopes Falcão, na localidade de Angico Torto, município de Pilão Arcado. 

Maria Lopes Falcão veio a óbito enquanto que o Dr. Dionísio Falcão foi transferido em estado grave para a cidade de Juazeiro. Familiares informaram que o autor do homicídio tem problemas mentais.

Contudo, na manhã desta quarta-feira (14), Dr. Dionísio Ribeiro Falcão, pai de Manoel, não resistiu aos ferimentos e faleceu em Juazeiro. Manoel Alves Falcão foi conduzindo para a delegacia de policia civil de Pilão Arcado.  

Com informações da 25ª CIPM, Joatan de Souza e blog Geraldo José - InteriorDaBahia.com.br

Prefeita do PT de ANADIA em Alagoas foi presa acusada de mandar matar vice presidente de Câmara


image
Prefeita Sânia Tereza está presa, acusada de matar adversário


A Polícia prendeu, na madrugada desta segunda-feira (12), a prefeita Sânia Tereza (PT), da cidade de Anadia, em Alagoas, acusada de matar o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Ferreira (PPS), há duas semanas.

De acordo com a polícia, Sânia e o marido, Alessander Leal, tramaram a morte do vereador- que seria o "voto de Minerva" em um pedido de cassação contra a chefe do Executivo municipal por uma série de irregularidades- desde falta de licitação para a compra de merenda escolar e combustível até o remanejamento, sem autorização da Câmara, de R$ 7 milhões.

O pedido de cassação dependia de uma mudança no regimento da Câmara- que proíbe a cassação do chefe do Executivo municipal.

O regimento seria alterado no dia 1 de agosto, mas faltou luz no plenário do legislativo municipal- e a votação foi suspensa para o dia 8. Luiz Ferreira foi executado três dias antes.
Horas antes de ser morto por 11 tiros, Luiz Ferreira anunciou em uma rádio, na cidade de Maribondo, que se lançaria à Prefeitura de Anadia.

Sânia Tereza era candidata à reeleição e é investigada ou citada por corrupção em 11 órgãos- entre eles Ministério Público Estadual e Federal.

O crime foi executado pelo primo de Sânia, o cabo da Polícia Militar Cláudio Magalhães da Silva. O pai da prefeita, Breno Barros, foi preso, por porte ilegal de arma.

“Estamos investigando se ele cometeu o crime sozinho ou em parceria com outra pessoa”, disse o secretário de Defesa Social, coronel Dário César.

“Não toleramos situações desta maneira. Alagoas tem um passado de crimes de mando- antes na peixeira e hoje no uso da bala. Estamos combatendo esta prática com todo o rigor”, disse César. 
Informaçlões de O Globo.
Fonte: InteriorDaBaahia.com.br 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

BA- Capitão PM da Cael é assassinado em bar após discussão



Uma briga em bar terminou em morte na noite desta segunda-feira (12), por volta das 19h, no Bar Comercial Ruy Barbosa, no Centro de Santo Antônio de Jesus. A vítima, o policial da Cael (Companhia de Ações Especializada do Litoral), capitão Macário de Jesus Barbosa, 42 anos, foi baleado na cabeça. De acordo com a PM, logo após o incidente, o suspeito do crime foi encontrado, e veio a óbito depois da troca de tiros com a polícia.

Ainda segundo o 14º Batalhão da Polícia Militar, testemunhas contaram que Macário se envolveu em uma discussão com Gilmário de Oliveira Palma, vulgo “Bigode”, que residia no Alto Santo Antônio, tinha passagens pela 4ª Coorpin por arrombamento, os motivos da briga ainda não foram esclarecidos. Os dois estavam alcoolizados, "Bigode" depois do bate-boca entrou em luta corporal com o policial, vindo a tomar o seu revolver calibre 38’, chegando a disparar contra sua testa. 
O corpo do PM e de Gilmário foram encaminhados para o DPT da cidade. Macário residia no Conjunto Habitacional Providência, Caminho 30. O seu sepultamento deverá ser feito na manhã desta terça-feira (13).
Reportagem e Fotos: 'Voz da Bahia'
Fonte: Blog A Voz Da bahia

BA-Acusada de matar colega em escola diz que agiu em legítima defesa


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ana Cláudia confessou crime em depoimento
Redação CORREIO
A estudante acusada de matar uma colega com golpes de estilete em São Gonçalo dos Campos, a 108 km de Salvador, confessou o homicídio em depoimento nesta segunda-feira (12) e disse que agiu em legítima defesa. Ana Cláudia Conceição dos Santos, 19 anos, foi presa na noite de sábado (10) escondida na casa da mãe. 
Ao "Acorda Cidade", Ana Cláudia disse que se arrependeu do que fez e que ela e Suele Oliveira Cerqueira, 17, brigaram por conta de intrigas e fofocas. Durante a aula, segundo Ana Cláudia, amigas de Suele disseram para ela que iam resolver a questão "lá fora". O crime aconteceu em frente à Escola Reunida Antônio Carlos Pedreira e Suele também estava com um estilete - segundo Ana Cláudia, a maioria dos estudantes leva o objeto para as aulas para usar como apontador de lápis.
"Eu fiquei desesperada sem saber o que fazer porque eu cortei para me defender. Estou arrependida. Nunca pensei que fosse fazer uma coisa dessas”, disse Ana Cláudia ao site. Ela também perdiu perdão à família da vítima e disse que agiu sozinha. 
Segundo o delegado Jean Souza, Ana Cláudia responderá por homoicídio doloso e pode ficar de 12 a 20 anos presa. "Caso comprove que houve legítima defesa, ela pode ser afastada da culpa", disse Souza ao "Acorda Cidade".  A acusada já foi transferida para o presídio da cidade.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BA (Casa Nova) Escola Estadual Professora Irene dos Santos, tem pior avaliação do ENEM

Escola Estadual Professora Irene dos Santos em Casa Nova (Foto: Elton Oliveira/Arquivo Pessoal)Escola atende trabalhadores rurais da região norte
(Foto: Elton Oliveira/Arquivo Pessoal

A Escola Estadual Professora Irene dos Santos, que fica no município de Casa Nova, no norte da Bahia, foi a instituição de ensino do estado que obteve o pior desempenho na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2010. A média alcançada ficou em 455,77.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)

De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Segundo Elton Silva de Oliveira, diretor da escola Professora Irene dos Santos, a unidade atende cerca de 530 alunos. A sede fica em Casa Nova e há outros dois postos de ensino, localizados nos distritos de Luiz Viana e em Lagoa do Alegre, distantes 90 km e 100 km de Casa Nova, respectivamente.
Os alunos são na maioria jovens e adultos que trabalham no campo, aponta o diretor que ocupa o cargo desde o segundo semestre de 2009. Para ele, a estrutura da escola dificulta o envolvimento dos alunos. A instituição tem um laboratório de informática, mas não dispõe de itens importantes como biblioteca, área de lazer, sala de professores e tem apenas cinco salas, que são usadas nos dois turnos.
“Este ano, tivemos demanda para abrir mais duas turmas pela tarde, mas não tinha espaço. Já solicitamos ampliação da escola algumas vezes. Precisei de cadeiras esse ano e mandei consertar porque não recebemos novas”, completa. No ensino médio, são cerca de 200 estudantes nos turnos vespertino e noturno.
O diretor explica que anualmente é feito um plano de ação para melhorar o desempenho dos alunos. “Em 2009, criamos um grupo de leitura, feira de ciências e de cultura para que os alunos aprendam e se interessem mais”, conta.
Sobre a equipe que atua na escola, o diretor diz que dispõe de 15 professores, que atuam nas três unidades da instituição. A maioria dos alunos mora na zona rural, tem idade entre 15 e 20 anos e trabalha no campo. Os que moram em alguns distritos da região viajam até 90 km todos os dias para poder estudar. O transporte é de graça, cedido pela prefeitura de Casa Nova em parceria com o Governo do Estado.
“Eles querem concluir o ensino médio apenas. A maioria não tem uma perspectiva de fazer nível superior, são pessoas que trabalham no campo ou que têm família. A gente está tentando mudar essa perspectiva, mostrando a importância do ensino superior”, observa Oliveira.
A regularidade das aulas na instituição, informa o diretor, é normal e a frequência é boa. Oliveira explica que em épocas de Enem e vestibular, os professores focam mais nos assuntos solicitados nas provas. “Nós temos um público que gosta de estudar. No caso do Enem, há alunos que não se sentem preparados, mas os professores sempre focam mais nos assuntos para ambientar os estudantes. O Enem é uma forma de avaliar o desempenho deles e de egresso na universidade”, opina.
O diretor sinaliza que a maior dificuldade dos alunos não é em resolver questões e sim em interpretar os textos. “Eles [os alunos] não têm muita dificuldade em escrever, em ler, mas sim em entender, interpretar as questões. O Enem não é uma prova difícil, mas é longa, demorada, é preciso atenção”, conclui.                 Fonte: G1 BA

O grupo Boticário vai investir R$ 355 milhões em fábrica na Bahia

image
Unidades industrial e logística começam construção em 2012


O grupo Boticário assinou nesta quinta-feira (08) um protocolo de intenções com o governo para implantação de uma fábrica e um centro de distribuição na Bahia, num investimento de R$ 355 milhões.

Os empreendimentos deverão gerar 700 empregos diretos, além de mil postos de trabalho na fase de construção. De acordo com o cronograma, as unidades industrial e de logística começarão a ser erguidas no primeiro semestre de 2012, com perspectiva de inauguração no segundo semestre de 2013.

Primeira unidade industrial do grupo fora do Paraná, a fábrica do Boticário na Bahia terá uma capacidade instalada de produção de até 330 milhões de itens por ano.

O volume potencial da unidade será superior a toda capacidade atual de produção do grupo, que hoje é de 250 milhões de itens ao ano. Na Bahia, serão fabricados todos os produtos do portfólio da empresa, exceto as linhas de maquiagem.

O governador Jaques Wagner comemorou a vinda do empreendimento para a Bahia. “Esta é uma marca forte, que mexe com o imaginário das pessoas. Tínhamos todo o interesse em trazer esta fábrica para a Bahia”, afirmou. Wagner, contudo, admitiu uma demora nas tratativas para concretização do projeto.

“Se a gente demorou de bater o martelo é porque a gente só consolida uma proposta quando temos certeza que os compromissos assumidos por nossa parte serão cumpridos”, alegou. Para atrair o grupo Boticário, o governo do Estado concedeu incentivos financeiros, como um maior prazo para pagamento de tributos.

O terreno para a instalação da fábrica, contudo, deverá ser vendido pelo Estado ao grupo. A tendência é que o empreendimento seja erguido na área de expansão do Pólo Industrial de Camaçari – uma região de 140 milhões de metros quadrados que foi recentemente desapropriada pelo governo do Estado. 
Informações de A Tarde. 

BA-presa estudante que matou colega em escola


image
A estudante Suele Cerqueira morta na segunda 05


Foi presa na noite de sábado (10) a estudante acusada de matar com golpes de estilete uma colega de turma em São Gonçalo dos Campos. Ana Cláudia Conceição dos Santos, 19 anos, estava foragida desde o crime.

Segundo informações da delegacia da cidade, Ana Cláudia foi presa na casa da mãe depois de uma denúncia anônima. A polícia já havia procurado a estudante na local depois do crime, mas não a encontrou. A família negava saber o paradeiro da jovem, mas alegava que ela iria se entregar na terça-feira.

Ana Cláudia ainda não foi ouvida pelo delegado titular da cidade - segundo os agentes, ela deve prestar depoimento somente nesta segunda-feira.

O crime

A estudante Suele Oliveira Cerqueira foi morta na tarde da segunda (5) por uma colega com um estilete. Suele chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Ana e Suele teriam discutido dentro da sala de aula e o desentendimento continuou depois do fim das aulas na escola, quando Ana atingiu Suele do lado de fora.

A polícia não confirma os rumores de que a briga tenha sido causado por uma dívida de R$2 de Suele, referente a uma roupa íntima que ela teria comprado a Cacau.

A polícia também não ouviu ainda os outros estudantes da Escola Reunida Antônio Carlos Pedreira, que suspendeu as aulas nesta terça (6). 
Informações do Correio